Será esta a entrada para a nossa segurança? Aqui começa a nossa jornada dos sentimentos. Bem vindo a esta aventura. A narrativa é um elemento crucial em qualquer experiência de entretenimento, e em particular em jogos e experiências interativas, como será o caso de um escape room.

Tenho de procurar nas estrelas aquilo que me é negado na Terra.

Albert Einstein

Excitação – Proporcionar uma experiência em participar de um escape room de realidade virtual como o propósito de ser emocionante e, ao mesmo tempo, estimulante, especialmente quando os fruidores participantes estão envolvidos na resolução dos quebra-cabeças (puzzles) e na narrativa.

Frustração – Como em qualquer jogo, poderão existir momentos em que os participantes ficam presos num quebra-cabeça ou numa parte da narrativa, o que pode levar à frustração. É importante equilibrar o nível de desafio para manter os participantes envolvidos e interessados.

Satisfação – Quando os participantes conseguem resolver um quebra-cabeça ou progredir na narrativa, eles podem sentir uma sensação de satisfação e realização.

Imersão – A imersão na história e no ambiente virtual, pode fazer com que os participantes se sintam completamente imersos na experiência e, por consequente, se sintam mais ligados à história [e aos personagens].

Surpresa – Eventos inesperados ou reviravoltas na narrativa podem surpreender os participantes e aumentar a sua sensação de envolvimento com o escape room.