Introdução
Suspension of disbelief
O mote para uma excelente experiência virtual é conseguir que o nosso cérebro não consiga distinguir o que é real e o que é ficção. Os fruidores têm de se envolver completamente no artefacto e experimentar as emoções e ações proporcionadas pela imersão. Por outro lado, a criação de um mundo (virtual) coerente e consistente, onde os gráficos [de alta qualidade], efeitos sonoros [realistas] e narrativa envolvente podem elevar a sensação da suspensão da descrença.
Escape Room
A criação de ambientes envolventes e imersivos (e.g. videoprojetados, realidade virtual) sempre teve a minha atenção enquanto apreciador de arte digital. O caminho que, enquanto criador de um artefacto para o DMAD, deveria seguir, naturalmente seria um destes. A tecnologia, não deveria ser um fator [decisivo] para a exclusão de uma ideia para o projeto de média-arte digital, mas enquanto artista, também deverei ponderar qual a tecnologia a utilizar consoante “essa ideia que pretendo dar vida”.
Entrada DDB: https://ddb.allconcept.info/2022/12/22/trigger-escape-room/
Experiências Imersivas
As experiências imersivas em realidade virtual (RV), permitem que os espetadores (fruidores) sintam-se completamente imersos num mundo virtual. A utilização de tecnologias de RV (e.g. óculos VR) permite a interação com esse mundo virtual de uma maneira [que se pretende que seja] natural. Desta forma, a inclusão de mundos virtuais que podem ser explorados, jogos imersivos, formação virtual, entre outros, são uma forma eficaz de proporcionar uma experiência imersiva e envolvente para quem está a usufruir dessa experiência.
Conclusão
Encontrei algo em que me identifico – mundos virtuais e imersivos, que proporcionam experiências únicas e enriquecedores e despertam a curiosidade para o que poderá “existir do outro lado”. Agora é avançar nesta direção e tentar proporcionar uma experiência que contenha algum significado, através de interações, narrativa e interações entre o artefacto e o participante.
Leave a Reply